domingo, 27 de maio de 2012

E viveram felizes para sempre...

É assim que terminam contos de fada, a mocinha/princesa encontra seu príncipe encantado e se casa com ele, garantindo um futuro feliz. No mundo real, não é exatamente isso que acontece, pois para se chegar até aí existe um longo e tortuoso caminho. E não falo apenas sobre casamento, mas sobre a vida "de gente grande" também.

Parei para pensar sobre a vida adulta que tenho pela frente por causa do mês de maio, o Mês das Noivas. Tudo começou com o assunto "casar". Por conta da data, somos bombardeados com notícias e informações diversas relacionadas ao tema - que são publicados já no final de abril.

Dividir a vida - a casa, as contas e o estresse - com outra pessoa faz parte dos meus planos. Até há pouco tempo, meu sonho era consolidar a união na igreja, de véu, grinalda e todo o resto. Mas como as ideias têm mudado muito, pode ser que não chegue a ser levada ao altar, talvez apenas escolha morar junto, por exemplo. Não sei, parece que cada vez mais fica mais complicado fazer planos para médio e longo prazo.

Outro ponto importante, principalmente para o currículo, é cursar pós-graduação. Muitos recém-formados já emendam a pós e deixam veteranos para trás. A questão é que - por se tratar de um grande investimento - deve ser bem avaliado e escolhido.

Crescer também significa se tornar mais independente e adquirir bens materiais, como um carro e/ou um apartamento. O carro, imagino, me dará (certa) liberdade e conforto para algumas situações, como sair à noite e de fim de semana. Já um imóvel, se não for para realizar "o sonho da casa própria", é um ótimo negócio de qualquer forma.

Falando nisso, a ideia de morar sozinha, "sair de casa", também me veio à cabeça. Talvez mais por questões de convivência. Porém, esta é uma experiência interessante, pois você aprende "a se virar".

Além de estabelecer as prioridades, não se pode esquecer dos sonhos. De viajar pelo mundo, publicar um livro, estudar todos os idiomas que desejo conhecer... E a primeira coisa a se fazer é controlar a ansiedade, respirar fundo, pensar, repensar, consultar outras pessoas, planejar e ir em frente.


Nenhum comentário: